Esta é a semana de abertura do ano internacional da astronomia, que ocorre agora no Planetário da Gávea no Rio de Janeiro – entrada Gratuita.
Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, a Fundação Planetário oferecerá ao público, no período de 20 a 23 deste mês, gratuidade em todas as suas sessões de cúpula, experimentos do Museu do Universo, palestras, além de um dia a mais de observação do céu na Praça dos Telescópios.
Dia 21 : “Por que 2009 é o Ano Internacional da Astronomia?”, com o palestrante Bruno Mendonça.
Dia 21 : “Por que 2009 é o Ano Internacional da Astronomia?”, com o palestrante Bruno Mendonça.
Sobre o painel: 2009 é um ano importantíssimo para a Astronomia, quando são comemorados aniversários redondos de algumas das realizações mais memoráveis da história desta ciência, conforme será apresentado nesta palestra.
Temos por exemplo: 40 anos do homem na lua; 400 anos das primeiras observações através de um telescópio que ocorreram com Galileu Galilei.Dia 22 : “As descobertas de Galileu Galilei”, com o palestrante Fernando Vieira.Há 400 anos, Galileu Galilei, com um pequeno telescópio que ele mesmo construiu, fez várias descobertas que revolucionaram a Astronomia e mudaram para sempre a visão que o homem tinha do Universo. Nessa palestra, abordaremos as descobertas de Galileu e como destronaram o geocentrismo.Dia 23 : “O Universo para você descobrir”, com o palestrante Alexandre Cherman.
“O Universo para você descobrir” é o lema do Ano Internacional da Astronomia. Mas, afinal, o que é o Universo? E o que há nele para ser descoberto?
As palestras acontecerão na Cúpula Carl Sagan, às 19h.
Excepcionalmente, no dia 23, sexta-feira , haverá observação do céu após a palestra.
Haverá distribuição de senhas para todas as atividades oferecidas no período.
Abraços do Benito Pepe
Para saber mais sobre a observação do céu no Planetário da gávea em outros períodos clique aqui.
Oi, Benito.
O Marcello me convenceu a te doar o meu telescópio superpotente Tasco.
Precisa vir pegar com um caminhão de lixo.
Abraços do Alfredo.
Valeu meu camarada, embora eu não seja ligado em observação astronômica e prefira os estudos filosóficos astronômicos sobre o cosmos, será um presente bem vindo. A propósito deixo claro porque não sou ligado em observação: – Agente não pode ver “quase nada” do que se sabe hoje, pode conter este imenso e infinito (?) universo. Por isso, Entre outros motivos prefiro os estudos.
Valeu meu camarada, vou buscar o presente.
Abraços do Benito Pepe
[…] Observação do Céu no Planetário da Gávea – Grátis. Planetário da Gávea – Rio de Janeiro […]