Apresento em tópicos este trabalho acadêmico que tem como título Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Marketing Interno o fiz na minha Especialização em Marketing. Iniciamos com um Resumo e uma Introdução; o texto Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Marketing Interno é sem dúvida de agradável leitura, Portanto boa leitura.
O homem se humilha se castram seus sonhos seu sonho é sua vida e Vida é trabalho e sem o seu trabalho o homem não tem honra e sem a sua honra, se morre, se mata não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz… (Gonzaguinha)
Ambiente de Trabalho nas Pequenas Empresas e o Marketing Interno (Endomarketing)
RESUMO
Este estudo objetivou investigar se as condições do ambiente de trabalho nas pequenas empresas, podem influir no comportamento das pessoas, implicando no marketing interno ou endomarketing, e como se daria esta influência no resultado da empresa. Faz uma distinção entre o ambiente físico e o social. Conceitua pequenas empresas. Estuda as condições ambientais tanto as físicas como as sociais. Verifica como a qualidade de vida se reflete nas relações interpessoais, pondera as questões intrapessoais, aprecia as diversas inteligências humanas. É uma pesquisa descritiva e explicativa. Descritiva, pois visa descrever as condições ambientais existentes nestas empresas, através de uma amostragem. É explicativa, pois visa justificar os fatores que contribuem no relacionamento interpessoal e no marketing interno no ambiente de trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Bibliográfica porque foram realizados levantamentos e investigação sobre vários temas afins. É de campo, porque coletou informações no local, além de entrevistas, aplicação de questionário e observações ambientais. O presente estudo constatou que os ambientes físico e social no trabalho acabam se entrelaçando, de modo que um pode influir no outro, consequentemente as relações interpessoais dentro da empresa e o endomarketing se refletem fortemente nos clientes externos que vivenciam desta forma a realidade vivida dentro da empresa.
Palavras-chave: Ambiente de trabalho, Pequenas empresas, Administração, Marketing, Marketing interno, Endomarketing.
1.1. Introdução
O ambiente reflete no ser humano? Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro, a limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira. Podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um casamento formal, um clube, um baile de carnaval, entre tantos outros exemplos.
Mas é claro que não é só o tipo do ambiente que pode influir em nosso comportamento, também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, móveis e utensílios, equipamentos e acessórios, conforto em geral, entre tantos outros fatores.
Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais, no marketing interno e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos.
É importante ressaltarmos que as pessoas também possuem personalidades diferentes e um histórico de vida particular, por isso muitas vezes elas podem reagir de formas diversas em um mesmo ambiente.
Falando-se em individualidades, lembremos alguns fatores como: quociente de Inteligência, Inteligência emocional e inteligência espiritual, entre outros quesitos que certamente influem na motivação, na felicidade e no comportamento das pessoas.
Estes diversos fatores podem influir no marketing interno nas empresas, e desta forma, como veremos, influenciar nos relacionamentos com os clientes externos.
No nascer deste século e novo milênio onde as pessoas vivem emaranhadas por tantas informações e necessidade de estar atualizada em todos os sentidos e principalmente profissional, surge o desejo de se ter um ambiente de trabalho o mais agradável possível.
Assim sendo não seria hora de questionarmos alguns paradigmas quanto aos ambientes de trabalho? Muito bem! Sabe-se que muitos já pensaram nisto, porém não há trabalhos significativos neste campo. Ao se pensar nisto decidiu-se elaborar esta monografia onde se busca demonstrar que muitos aspectos e formas no ambiente de trabalho nas pequenas empresas, já podem e devem ir modificando-se, o ideal poderia ser o nosso ambiente de trabalho tornar-se a extensão de nossa casa e muitas vezes será a nossa própria casa ou como se assim fosse. E como o ambiente de trabalho pode influir nos relacionamentos interpessoais e no marketing interno?
Abraços do Benito Pepe
Bom dia Senhor Benito,
Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso da pós-graduação, quero falar sobre marketing interno e externo, em conversa com minha professora ela me disse que eu preciso definir o que eu quero falar, mas eu ainda estou perdida. Vejamos se o senhor pode me ajudar, gostaria de falar sobre a importância da empresa valorizar seus clientes internos para garantir a qualidade e conquistas dos clientes externos. O senhor pode me ajudar, não estou conseguindo acessar seu site. Só consegui ler um artigo os outros estão dando erros e como achei interessante sua colocação, gostaria que o senhor pudesse me ajudar, me enviando seus artigos.
Obrigada pela ajuda.
Grata pela atenção
Olá, tudo bem?
Bem, quanto a eu te enviar meus artigos ou minha monografia eu sinto muito por não poder fazê-lo, só os tenho no meu próprio site (ainda vou organizá-los para publicar em apostilas).
Quanto a você ter tido problema para acessa-los solicito que tente novamente, às vezes o movimento está muito grande e apresenta algum problema, então tente novamente, ok?
Posso sugerir a você que faça um trabalho falando da importância da atenção que se deve dar ao cliente interno a fim de alcançar sucesso com os externos. Esse texto estará focando o endomarketing ou marketing Interno como prefira, dessa maneira seu trabalho poderia ter o seguinte título: "A importância do Marketing Interno (endomarketing) para o sucesso com o cliente externo"; dessa maneira você poderia dar um enfoque no endomarketing linkando com o sucesso externo, ok? seria um paralelo – público interno X público externo.
Espero ter podido ajudar.
Abraço do Benito Pepe
Prof. Benito, achei muito interessante seu artigo e gostaria de inclui-lo no meu TCC, porém necessito das referências; é possivel envia-lás?
meu e-mail é: [email protected]
Olá Ivana, obrigado pelo comentário, te lembro que todas as referências estão no final de cada postagem, mas se você quiser ver de uma vez vá ao link>>
http://www.benitopepe.com/2009/03/bibliografia-e-referencias.html
Relembro que ao final de cada postagem há um link para a seqüência do texto, ok.
Abraços do Benito Pepe
[…] Continuando o texto: Ambiente de trabalho e o Marketing Interno… 3.3. Componentes do Ambiente Físico e o Ambiente de Trabalho O objetivo de um arranjo funcional é garantir conforto, bem-estar, satisfação e segurança para os funcionários e garantir aos clientes melhores condições de visualizar os produtos, além de um ambiente saudável e agradável de ser visitado. Ao espaço físico cabe oferecer flexibilidade na disposição dos materiais e bom aproveitamento do espaço. À empresa propiciar aumento dos níveis de qualidade, produtividade e eliminação dos desperdícios. […]