No final do questionário deixo minha dedicatória e meus agradecimentos.
ANEXO 1
QUESTIONÁRIO
Prezado(a) senhor(a), meu nome é Benito Pepe, desejo realizar uma pesquisa em sua empresa para conhecer o desempenho e a importância do seu ambiente de trabalho e as relações interpessoais na sua empresa, tanto quanto outras questões pertinentes. Sua contribuição é fundamental para a obtenção de resultados que possam esclarecer pontos a serem melhorados no mesmo e na organização.
( ) NÃO
( ) ÀS VEZES
( ) REGULAR
( ) MÉDIO
( ) BOM
( ) ÓTIMO
( ) o ambiente de trabalho é confortável, é bem iluminado e com temperatura agradável”.
( ) as pessoas se tratam com respeito e justiça, criam um bom clima de trabalho”.
( ) as mesas e acessórios de trabalho são adequadas ao serviço.”
( ) se exige, mas se dá todas as condições para o trabalho sair bem feito.”
( ) o local de trabalho possui cores e aromas agradáveis.”
( ) se é coerente, o que se fala vale e se sabe ouvir.”
( ) posso trabalhar com todo conforto como se estivesse em minha casa.”
( ) se valoriza o meu trabalho, e se dá a ele reconhecimento público.”
( ) o layout em nossa empresa é perfeito a locomoção é fácil e agradável.
4 – Acrescente aqui alguma idéia ou sugestão que o Sr (a) teria para uma melhora no seu ambiente de Trabalho:
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
5 – Questões quanto aos 5S (bons sensos quanto ao ambiente de trabalho)
Leia, reflita e responda: com que freqüência pratica? Use os seguintes critérios:
ÁS VEZES ………………………(2)
QUASE SEMPRE …………….(3)
SEMPRE …………………………(4)
5.1 ( ) Mantém uma lista atualizada de coisas a fazer usando algum critério de priorização
5.2 ( ) Compara, ao final do dia, o planejado com o executado
5.3 ( ) Está consciente dos hábitos pessoais que gostaria de mudar
5.4 ( ) Anota todas as boas idéias que tem
5.5 ( ) Mantém somente coisas necessárias no seu ambiente de trabalho
5.6 ( ) Pratica hábitos saudáveis para manter a sua saúde física e mental
5.7 ( ) É um indivíduo paciente e persistente em tudo que faz
5.8 ( ) Gosta de trabalhar em equipe
5.9 ( ) É um bom ouvinte
5.10 ( ) Mantém sua mesa limpa e organizada
5.11 ( ) É capaz de perdoar um erro
5.12 ( ) Critica em particular e elogia publicamente
5.13 ( ) Coloca-se no lugar do outro
5.14 ( ) É, enfim, um criador de qualidade de vida
6 – O que o Sr (a) pensa do seu ambiente de trabalho e de sua empresa?
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Dedicatória e Agradecimentos
Ao meu pai, meu primeiro mestre.
e me ajudou em meus estudos, inclusive orando por mim.
que de várias formas sempre contribuiu em meus trabalhos.
que fundamentalmente enriquecem meus conhecimentos.
que sofreram minha ausência enquanto da dedicação a este trabalho.
Ao Prof. Mário Manhãs, pela orientação na elaboração desta monografia.
Ao Prof. Bechara, pelas orientações gerais e sugestões.
A Profª. Ieda Sândi, pelas orientações quanto à formatação de monografias.
A Profª. Tânia Ecard, pelas orientações de pesquisa.
Aos que contribuíram respondendo ao questionário e entrevista.
Aos diversos professores que enriqueceram meus conhecimentos.
Aos demais, que, ajudaram de alguma forma na elaboração desta monografia.
Abraços do Benito Pepe
Link para esse texto: Ambiente de trabalho nas pequenas empresas e o Marketing Interno (Endomarketing)
Eu adorei essa máteria, estou concluindo o curso de Administração, e precisava de um exemplo de questionário para desenvolver o meu. Parabéns, foi muito bem elaborado, acredito que se todas empresas se preocupassem em saber como está o ambiente interno de sua organização nao haveria tanta rotatividade, mal atendimento, o cliente interno trabalharia mais motivado.
Parabens, novamente e muito sucesso.
Márcia Pereira
Olá Márcia Pereira, fico feliz que tenha gostado do questionário e que você terá ele como base /exemplo para o seu “trabalho”, legal!
Quanto ao entendimento do nosso público interno, não é tarefa fácil não, na verdade eu acho que seja mais fácil entender e conhecer o cliente externo do que o contrário, a pesar de o cliente interno está ali ao nosso lado, e talvez por isso mesmo seja mais complexo. A propósito você conhece o ditado, “santo de casa não faz milagre”, ? é isso que ocorre em muitas das empresas. De qualquer forma não devemos abandonar nunca nossos esforços para conhecer e satisfazer esse nosso público tão importante para a empresa.
Abraços do Benito Pepe
[…] Currículo As Relações no trabalho e os fatores que Influenciam reciprocamente nos ambientes, tanto o Social como o Físico. Anexo I (Questionário usado nesta pesquisa) e; Dedicatória e agradecimentos. […]
Eu achei o questionário maravilhoso,adorei,estou no segundo semestri de administração e estava precisando concluir um trabalho da facudade e essa máteria contribuiu muito para o desenvolvimento do meu trabalho.Parabens e sucesso!!!
Olá Priscila, Obrigado pelo carinho e gratidão. Lembre-se de citar as fontes, inclusive meu site, ok?
Abraços do Benito Pepe