1.1. Introdução
O ambiente reflete no ser humano?
Bem, podemos, por exemplo, observar um shopping Center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando estão lá dentro. A limpeza, o clima, a decoração, as pessoas bem vestidas ou não, fazem com que ajamos de certa maneira. Podemos também ir à praia e veremos como as pessoas estão se comportando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou em um casamento formal. Poderíamos dar tantos outros exemplos. Mas é claro que não seria só o tipo do ambiente que poderia influir em nosso comportamento; também deve influenciar a forma em que o ambiente é moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatização, o visual, as cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, conforto em geral, entre tantos outros fatores.
Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho também deve influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos.
Pode-se observar historicamente uma grande evolução no ambiente de trabalho desde a revolução industrial até o final do século XX. E quais serão as perspectivas para o século XXI?
Temos que relembrar que já estamos no século XXI, assim sendo, já não seria hora de questionar alguns paradigmas quanto aos ambientes de trabalho? Muito bem! Sabe-se que muitos já pensaram nisso, porém não há trabalhos significativos neste campo. Ao se pensar nisso decidiu-se elaborar um projeto de pesquisa onde se buscará demonstrar que muitos aspectos e formas no ambiente de trabalho já podem e devem ir modificando-se. O ideal poderia ser o nosso ambiente de trabalho tornar-se a extensão de nossa casa e muitas vezes será a nossa própria casa ou como se assim fosse.
Como que o ambiente de trabalho pode influir ou não nos relacionamentos interpessoais?
2.1. Motivação ou Não, Causada pelo Ambiente de Trabalho
É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas como: segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de auto realização como: impulso para realizar o próprio potencial, e estar em contínuo auto desenvolvimento. Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.
Segundo Chiavenato (2000)
A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades. (p.161)
Também segundo Chiavenato (2000)
O homem é considerado um animal dotado de necessidades que se alternam ou se sucedem conjunta ou isoladamente. Satisfeita uma necessidade surge outra em seu lugar e, assim por diante, contínua e infinitamente. As necessidades motivam o comportamento humano dando-lhe direção e conteúdo. (p.128).
Como se pode verificar supõe-se que os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, mas também se pode verificar que muitas vezes os homens se comportam de forma dualista.
Segundo Chiavenato (2000)
O homem se caracteriza por um padrão dual de comportamento: tanto pode cooperar como pode competir com os outros. Coopera quando os seus objetivos individuais somente podem ser alcançados através do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros.(p.128)
2.2. Influência do Ambiente
Não se pode exigir resultados de uma equipe se esta não tiver um mínimo de comodidade e de condições para realizar suas necessidades básicas. Mas se acredita que quanto melhor e mais bem atendidas estas necessidades tanto melhor será o desempenho de uma equipe. O ambiente de trabalho é constituído de duas partes distintas: a física (instalações, móveis, decoração etc) e a social (as pessoas que o habitam).
Segundo Magalhães (1990)
…influem no conforto social. Evidentemente, se tais elementos forem precários, ninguém trabalhará com moral elevado. Conforme a natureza do trabalho, exigir-se-á uma luminosidade, uma temperatura, um grau de umidade diferente, o que também deverá estar de acordo com a região onde se trabalha e a época do ano. (p. 51)
No próximo tópico: Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho
Abraços do Benito Pepe
Boa noite
Meu caro Benito, estou realizando um trabalho para faculdade, estou cursando Administração, e o assunto abordado no seu artigo “Ambiente de trabalho e as relações interpessoais”, é exatamente o que procurava, porém preciso de informações sobre alguns autores citados, Magalhães e Bom Sucesso.
Preciso destas informações até a próxima quinta-feira, caso você possa me ajudar, ficarei agradecido, uma vez que o prazo de entrega do trabalho é para a próxima segunda-feira.
Um forte abraço.
Obrigado,
Olá Caro colega Walter, obrigado pelo questionamento. Tomei a liberdade de publicá-lo no meu site devido ter havido outras pessoas com a mesma pergunta que a tua.
Então vamos ver quem são esses autores:
Bom Sucesso. Edina de Paula Bom Sucesso, é psicóloga com Mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Diagnóstico Organizacional pelo Centro de Treinamento de Yokohama, no Japão. Participou da Missão de Educadores Brasileiros para a Qualidade na Educação na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Presta consultoria a várias empresas públicas e privadas nas áreas de desenvolvimento Organizacional, Formação de Consultores, desenvolvimento de Líderes, Diagnóstico de Clima e de Perfil Gerencial e Desenvolvimento de Equipes de Trabalho. É diretora da ERGON Consultoria e Educação Continuada e autora dos livros: Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho; Competências em Consultoria: a Teoria, na Prática;
“Afeto e Limite: uma vida melhor para pais e filhos”, “Auto-estima e Felicidade e Competências em Consultoria” da Qualitymark Editora.
Além deste livro que cito no meu texto “Trabalho e qualidade de vida” da Dunya Ed a edição que tenho em mãos é a de 1997. Na ocasião foi uma publicação da Qualitymark/ Dunya Ed.
Quanto ao Magalhães. Celso Magalhães, só sei que é um livro que foi publicado pelo IBGE, a edição que tenho é de 1980 e eu tive o prazer de estudar este livro por um semestre com um grande professor chamado José Omar Duarte Ventura, no meu 2º grau que foi no SENAC curso de Assistente de Administração, é um dos livros que guardo com carinho especial é o considero muito. Continuei consultando-o na faculdade de Administração e nas pós-graduações que fiz. O titulo é: “Técnica da Chefia e do Comando”. Outro livro deste autor que tive conhecimento é, “Relações Públicas e Relações Humanas”.
Espero ter podido ajudar e sugiro que você leia também o meu texto completo: Ambiente de trabalho nas pequenas empresas e o marketing interno (endomarketing) veja o link > https://www.benitopepe.com.br/2009/03/04/ambiente-de-trabalho-nas-pequenas-empresas-e-o-marketing-interno-endomarketing/
Abraços do Benito Pepe
Boa sorte no trabalho e fique a vontade para novas consultas.
Ps vide no final deste texto a bibliografia completa
[…] Ambiente de trabalho e as relações interpessoais Ética, política e Poética – “Ciências Práticas” em […]
o testo até que é bom.mais os erros de portugês são grandes !!!
abraços amigo !!!
é gustavo, os seus erros de português tbm são grandes. releia seu comentário e veja quantos vc pode encontrar.