Apresentarei agora algumas postagens falando um pouco da vida, obra e doutrina de Platão. Começo com um Comentário Inicial; sigo com uma pequena biografia de Platão e a divisão de sua obra; concluo falando da doutrina de Platão. Sigamos então com Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina.
Comentários Iniciais
É importante destacar que Platão viveu em uma época especial por volta de 450 a.C. ele viveu no lugar certo e na época certa. Isso significa que as condições na Grécia naquela época eram favoráveis e propiciaram o desenvolvimento de um pensamento até então inimaginável em seu conjunto.
O verdadeiro nome de Platão era Arístocles mas recebeu o apelido de “Platão o que quer dizer em grego “de ombros largos” isso devido a sua constituição física robusta.
Na época de Platão a Grécia passava por um momento político e cultural que poderíamos dizer ter sido excelente e singular, talvez um dos melhores momentos da Grécia. Nessa época a Grécia dominava os mares, mantinha um império de vasto território, e decidia seu destino democraticamente o que favorecia aos debates, ou seja, havia um ambiente fértil para a filosofia.
Tanto Platão como Aristóteles um dos seus principais discípulos, constituíram Escolas no mais amplo dos sentidos, Platão cria a Academia, e Aristóteles o Liceu. Sendo a Academia de Platão considerada como a primeira universidade do mundo, fundada em 387 a.C. e que permaneceu por mais de longos 800 anos, foi fechada pelos romanos que adotaram o cristianismo e achavam que a Academia poderia ser uma ameaça a essa “nova” religião.
Esta Escola de Platão chamava-se Academia pelo fato de ter sido fundada nos jardins do herói Akademos, era uma área arborizada e banhada por fontes. Além desse parque, Platão adquiriu outro para os alojamentos dos estudantes. A academia permaneceu nesta área até o século 1 a.C. quando foi transferida para o interior da cidade.
A questão do Conhecimento
Uma das questões fundamentais da filosofia de Platão se dá justamente quanto à problemática do conhecimento. E neste campo Marcondes (2005) nos lembra que aparecem questões como:
- A questão da possibilidade do conhecimento – é possível conhecer a realidade, o mundo tal como ele é?
- A questão do método: como é possível esse conhecimento? Ou seja, como se justifica uma determinada pretensão ao conhecimento como legítima, verdadeira?
- A questão dos instrumentos do conhecimento: os sentidos e a razão.
- a questão do objeto do conhecimento: o mundo material ou a realidade superior, de natureza inteligível, a realidade mutável e perecível ou a essência eterna e imutável?
Platão é Autor de vasta obra filosófica, preocupou-se com o conhecimento das verdades essenciais que determinam a realidade e, a partir disso, estabeleceu os princípios éticos que devem nortear o mundo social. Seu pensamento foi absorvido pelo cristianismo primitivo e, junto com seu mestre Sócrates e o discípulo Aristóteles, lançou os alicerces sobre os quais se assentariam as bases de toda a filosofia ocidental, e porque não dizer de grande parte da cultura e do modo de pensar desse chamado mundo ocidental.
Posteriormente comentarei um pouco sobre essa questão epistemológica em Platão.
Espero que esteja apreciando Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina.
Abraço do Benito Pepe
Seus comentários serão bem vindos…
Próximo tópico:
Referência bibliográfica
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 9.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
[…] Currículo Platão, uma visão geral de sua obra e doutrina […]
[…] Continuando o texto: “Platão uma Visão geral de sua obra e doutrina” […]
[…] Continuando o texto: “Platão uma Visão Geral de sua Obra e Doutrina“ […]
bem..eu estava procurando mais ideias para fazer uma relação com a alegoria da caverna a linha dividida e a questão do sol como fonte simbólica de um princípio(bem) q possibilitaria o conhecimento..e acabei te conhecendo e simpatizando com as suas idéias.Espero q possamos debater algumas questões algum dia por email ou mesmo msn.
haa..eu sou do RS!
abraços, Taci
Olá Taci, fico feliz que tenha gostado do meu site/blog, me siga no Twitter ou assine para receber as novidades (novas postagens) no teu e-mail (é grátis hehe)
Estou pensando em escrever brevemente sobre a linha dividida.
Abraços do Benito Pepe