A prática da Venda é possivelmente uma das mais antigas atividades da humanidade. Sempre se vendeu de tudo, começando pelas ideias. Certamente os primeiros homens que decidiram sair do Continente Africano a fim de desbravar um Novo Mundo, tiveram que vender suas ideias para os demais que os acompanharam e isso ocorreu há milhares de anos. Para que as vendas se mantenham é necessário que se venda mais com qualidade e se venda ideias.
Vender um Serviço ou um Produto também é comprar e vender uma ideia. Quando procuramos atender às necessidades e desejos do nosso público é porque, antes de tudo, as identificamos através de pesquisas que são analisadas e vendidas como ideias. Em outras palavras, as ideias fazem parte do Mercado.
Seguramente os profissionais de venda e as empresas, sabem que um bom atendimento trás melhores e maiores resultados, portanto essa não é a questão principal. A questão é: como efetuar um bom Atendimento? E como vender bem a Ideia?
Em primeiro lugar lembremo-nos que somos clientes a maior parte do tempo. Somos clientes quando compramos um pãozinho na padaria, quando tomamos uma condução ou quando vamos ao posto de gasolina abastecer nosso veículo, quando vamos almoçar em um restaurante, etc.
Além dessa consideração e dos pontos destacados acima, em qualquer atividade que trabalhemos, somos clientes também de nossos colegas de trabalho. Um colaborador é cliente do outro, é o que chamamos de Cliente Interno. E aqui mais do que nunca é necessário vender mais com qualidade e vender as ideias muito bem para nossa equipe.
Muito bem! E como gostamos de ser atendidos? Certamente gostamos de ser atendidos com simpatia e perceber que estamos sendo “bem vindos” naquele local, não é mesmo? Gostamos também de ser paparicados, mas sem exagero é claro, Gostamos de ser chamado pelo nome, de ser ouvido e de ouvir calmamente e muitas vezes de maneira detalhada se necessário, enfim gostamos de ser encantados.
Ilustramos o primeiro ponto do atendimento: atender nossos clientes como gostaríamos de ser atendidos. Está aí a primeira Ideia a ser vendida e comprada.
Vamos destacar outro ponto: conheça o seu Cliente. E o conheça mesmo! O melhor possível, o mais profundo que você possa, não de maneira superficial. Conheça seus gostos, seus hábitos de consumo, suas preferências e o porquê delas. Compre as Ideias do seu cliente, compre os seus pensamentos. Assim você pode oferecer as Ideias que ele necessita ou deseja e a Venda será Natural.
Depois há outro detalhe que muitos se esquecem de valorizar. Os Clientes são seres humanos como nós e todos temos datas festivas como Aniversários, por exemplo. Agora, é importante destacar que simplesmente mandar um cartão de felicitação pelo seu aniversário não vai fazer muita diferença pra ele. Muitas empresas o fazem por mala direta e de maneira automática. Isso não vale muito, está mais do que badalado. O diferente, o especial é você pegar o telefone e ligar pra ele no dia do seu aniversário. Que bom vai ser ele saber que você dedicou alguns minutos do teu tempo pra ligar e parabenizá-lo de maneira mais intima.
Temos outros pontos preponderantes quando se fala em Venda, e é exatamente o que vem depois da venda, ou seja, a pós-venda! Um trabalho de pós-venda deve ser o mais completo possível. Você pode preparar um questionário básico com algumas perguntas que podem ser feitas ao teu cliente a fim de obter informações quanto à satisfação, tanto do produto, quanto do atendimento.
O trabalho de pós-venda quanto mais completo, melhor. Com ele você pode aperfeiçoar o atendimento a partir do momento que toma essa pesquisa como um feedback que vai lhe proporcionar a Melhoria Constante tanto sua quanto da sua empresa. Algumas perguntas são básicas e podem ser desenvolvidas a cada entrevista de acordo com as informações que você e sua empresa mais necessitam a fim de aperfeiçoar o atendimento e Vender Mais com Qualidade.
Todos sabem que a melhor Venda é aquela que vem através do boca em boca, ou seja, é o resultado de um ótimo trabalho de conjunto: atendimento e produto. Dessa maneira eu posso te desejar: Venda Mais com Qualidade, Venda Ideias!
Abraços do Benito Pepe
É meu camarada, infelizmente o meu tempo de vendedor já se foi, mas confesso que sempre fui um apaixonado por vendas, principalmente na modalidade que você citou, ou seja, o tipo boca a boca. Este tipo de vendas é o mais romântico. Principalmente pelo fato de se ter oportunidade para mostrar ao cliente que: além do seu produto ser superior ao do concorrente, e se o freguês ficou satisfeito, com certeza você acabou da fazer uma bela amizade. Eu já fui vendedor de doces,cocadas,ações da bolsa de valores,automóveis e, nas horas vagas, vendia minhas idéias sobre os assuntos de vendas para outras pessoas. A grande verdade é que: o relacionamento com vendas,me fez entender muito sobre os seres humanos, e seus diversos tipos de pensamento. Hoje passei da condição de vendedor para cliente, e realmente é muito gratificante ser bem atendido na condição de freguês. Aqui na região onde moro tem um restaurante gaúcho, que os donos e garçons fazem uma verdadeira festa quando chego para almoçar ou jantar com minha esposa. Veja só que legal! Sou um freguês nos comentários do seu SITE, e o que é melhor, nada pago pelos conhecimentos maravilhosos que consta no seu sábio elenco de comentários e ainda recebo de graça também elogios de sua parte. A maneira mais gostosa de te pagar, é pedir ao nosso Criador que te cubra de Bençãos Divinas, à você, e todos os seus, e aquele velho abraço do amigo J.M.DIAS.
Olá Querido JM Dias, é um prazer ter você como meu comentador número um em grande parte dos meus textos, principalmente por suas enriquecedoras ilustrações. Valeu!
Abraços do Benito Pepe
[…] Neste Treinamento, Palestra ou Workshop, apresentamos a “Arte da Venda”; focamos o Atendimento aos Clientes, tanto os internos como os externos; Abordamos Técnicas de Venda e apresentamos a PNL – programação Neurolinguística. Um dos objetivos deste Programa é fazer com que sua Equipe Venda Mais com Qualidade! Venda Ideias! […]