Atualizado dia 21/01/21 as 15:30hs
Antecipado e definido início da vacinação para esta segunda feira (18/01) a partir das 17hs em todos os Estados do Brasil.
São Paulo iniciou a Vacinação logo após a Anvisa aprovar o uso emergencial das vacinas neste domingo 17/01.
Esta é sem dúvida a pergunta que todos estavam fazendo até gora: Quando vamos ter vacinação no Brasil? Quando começa a Vacinação no Brasil? Bem, o Governo Federal deu três estimativas de datas possíveis: uma muito otimista, uma mediana e uma pessimista.
Também vou abordar sucintamente além da questão de Quando começa a Vacinação no Brasil? O Fato de Como é sua efetividade? Sua Eficácia e Proteção; e por fim Qual é a importância das Vacinas e das Vacinações em geral.
Como você deve saber estou falando das Vacinas contra o Vírus da Covid19, ou seja, desse Coronavírus. Então se considerarmos a data mais otimista seria para termos a vacina e a vacinação no Brasil já a partir de janeiro, talvez já no dia 20 de janeiro (dia de São Sebastião). Se considerarmos um prazo médio teríamos a Vacinação em Fevereiro, e em uma visão mais pessimista, não vou nem falar pois acredito que por todos os dados que temos a vacinação começa sim no Brasil já em Janeiro ou mais tardar início de fevereiro.
Muito bem, considerando que teremos a vacinação no Brasil iniciando em Janeiro, já levanto duas Questões:
Mas é claro que isso vai começar aos poucos, não tem como imunizarmos toda a população do Brasil tão rápido, é bom lembrar que a população por aqui é de 210 milhões de pessoas e além disso temos que, em um primeiro momento, importar vacinas, depois pelo contrário tudo indica que o Brasil terá condições de ser auto suficiente em produção e até mesmo um dos Exportadores de Vacinas contra a Covid19.
A Vacinação, aplicada através dos órgãos especializados do governo federal, deverá seguir uma fila por ordem de prioridades começando com as pessoas mais vulneráveis, como são os médicos e enfermeiros e pessoal do “fronte de batalha”, depois para alguns grupos específicos, em seguida deve ir para as pessoas por faixa etária (idade), começando pelos mais velhos até chegar nos mais jovens.
No Brasil estamos produzindo Vacinas em várias frentes, principalmente em dois laboratórios:
As principais frentes estão na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, aliás estas mesmas vacinas são as que estão sendo produzidas na Índia e devem vir de lá em um primeiro lote de 2 milhões de doses, e são as mesmas vacinas produzidas em parceria com o laboratório Astrazeneca e a Universidade de Oxford.
A outra frente produtora de vacinas está em São Paulo no Instituto Butantan em parceria com a Sinovac que é a vacina desenvolvida pela China cuja eficácia global desta chamada Coronavac é de 50,38% parece pouco mas é o suficiente para termos uma boa proteção segundo os especialistas.
No caso da Vacina de Oxford-AstraZeneca a eficácia é bem maior e acima de 70% já com uma dose única, mas se tomarmos duas doses e aí precisa-se definir o período de intervalo para se tomar uma segunda dose, pensa-se em 3 meses (a confirmar), neste caso a proteção seria de mais de 90%, mas estão pensando em aplicar dose única por motivos de se poder alcançar mais pessoas.
Quanto a Coronavac o recomendado é mesmo de se tomar duas doses e o espaço entre a primeira e a segunda dose deve ser de no máximo 28 dias.
A Efetividade, Eficácia destas vacinas
Como já antecipei acima essas vacinas pelo que tudo indica tem uma boa efetividade, ou seja, provocará boa imunização e dará condições para que tenhamos um nível bem baixo de infectados, isso é claro, após a grande maioria das pessoas terem sido vacinadas, o que deve ser possível ocorrer durante o ano de 2021. Além do mais, quem por desventura possa vir a ser infectado e tiver tomado a vacina deverá ter sintomas leves e por isso menos risco de morte.
Precisamos ainda acompanhar por quanto tempo os anticorpos provocados pelas vacinas se manterão no organismo humano e saber se precisaremos tomar novas doses e quando, se for o caso. Lembrando que a vacina da gripe influenza deve ser tomada todo ano, principalmente para quem é do chamado grupo de risco, seja por idade ou por ter alguma comorbidade (fatores de risco que possam levar a pessoa a desenvolver outras doenças) que, portanto, necessitam de mais cautelas.
Portanto quanto a efetividade e eficácia destas vacinas a certeza absoluta só virá com o tempo, no entanto, neste momento não temos outra opção a não ser tomarmos estas vacinas (uma delas) e acompanharmos os resultados. Se você se sente inseguro, mas sempre toma a vacina contra a gripe influenza todos os anos, pode ficar tranquilo e pode tomar esta vacina sem medo.
A importância da Vacinação e das Vacinas
Todos sabemos pelo histórico das vacinas já existentes e que foram comprovadamente aprovadas e testadas por décadas, o quanto foi e é benéfico para a humanidade as vacinas e as vacinações em massa. O Brasil é referência no que tange a este campo da ciência e medicina, tivemos ilustres desenvolvedores de vacinas no Brasil e grandes médicos e cientistas como é o caso de Oswaldo Cruz (Oswaldo Gonçalves Cruz) e é por isso que o Instituto que ele presidiu entre os anos 1902 e 1917 lhe presta homenagem lhe dando o seu nome, fato ocorrido ainda em vida em 1909, estou falando, é claro, da nossa fantástica Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que é uma grande produtora de Vacinas em geral e reconhecida a nível mundial.
Por essas poucas palavras e análises feitas podemos afirmar sem dúvida que as vacinas proporcionaram mais vida e mais tempo de vida para a humanidade, portanto devemos sim tomar as vacinas necessárias e no momento adequado.
Acredito que tenha respondido sucintamente as questões levantadas: Quando começa a vacinação no Brasil? Como é a Efetividade, Eficácia destas Vacinas? E qual a importância da Vacinação e das Vacinas em Geral?
Dessa maneira agradeço sua visita e sua Vacinação e fique à vontade para deixar seu comentário. Como está se sentindo para se Vacinar? Está tranquilo(a)? e se você já se vacinou conte como foi, teve algum sintoma? Compartilhe sua experiência.
Abraço, Benito Pepe
Caro Benito Pepe, vi hoje que além de você publicar o texto sugerido, já está o atualizando rapidamente conforme novas notícias chegam, muito bem Parabéns!
Seria interessante agora criar uma possibilidade dos comentadores saberem sobre as atualizações dos artigos que você publica, isso seria possível?
Obrigado Carlos Santos, as tuas sugestões foram muito boas.
Publiquei o texto sugerido por você e estou o atualizando conforme uma notícia muito importante surge.
Quanto a notificação quando alguém responde aos comentários ou exclusivamente ao teu, agora você poderá fazer isso clicando logo ali acima em Subscribe e escolher a opção receber todos os comentários novos ou só resposta para o teu comentário.
ah você pode também deixar o sininho habilitado ao lado esquerdo antes de Publicar Comentário.
Vou ver também outras novidades para aplicar ao Site/blog, continue voltando aqui que você verá muitas novidades boas no Site de Benito Pepe
Grande abraço,
Benito Pepe
Eu pretendo sim me vacinar, mas como não sou velhinho rs, devo ficar lá pro final…
Qto a segunda pergunta, infelizmente acho que a pandemia ainda dura pelo menos até o meio do ano e depois deve começa a baixar…
Isso Carlos Santos, também devo me vacinar na minha vez, mas por enquanto é só acompanhar.
Obrigado pelo feedback.
Abraço, Benito Pepe
Penso que todos devem se vacinar,não temos motivo para um movimento contrário a vacinação. Sinto-me totalmente seguro com a vacina e penso que somente após a concretização das compras das doses e sua chegada ao país teremos uma estimativa para o fim da pandemia por aqui. Estamos muito atrasados.. ..Sendo otimista até o final do ano teremos um bom percentual da população vacinado,um número que permita o controle da doença.
É isso aí grande Ismael, também acho que todos devemos nos vacinar, principalmente que já está acostumado a tomar as vacinas anualmente contra a gripe influenza. Quanto ao fim da Pandemia, estou mais otimista acreditando que os índices horríveis podem começar a baixar já a partir do meio do ano, vamos torcer.
Obrigado pelo feedback!
Abraço, Benito Pepe
Sim, pretendo me vacinar. Mas mesmo depois da vacinação teremos de continuar usando máscara é álcool gel. Isso ainda vai durar pelo menos uns dois anos mais!
Valeu Marcello Bion, rapaz eu espero que não dure tanto assim (ainda 2 anos mais), sabemos pelas outras pandemias que duraram sim forte uns 2 anos, mas eles não tiveram vacinas, vamos acompanhar… muito obrigado pelo comentário.
Abraço, Benito Pepe
Olá, Benito!
Sucintamente: quando a palavra “emergencial” deixar de ser evidenciada, aí sim, me vacinarei.
Ou então, antes disso, se chegar aos postos particulares de vacinação.
Abração e congratulações pelo layout novo do site. Está muito atraente e caprichado em vários aspectos.
Valeu meu Camarada Carlos Henrique Aquino! Interessante esta sua opinião, ainda não tinha pensado por este lado… e sabemos que esta aprovação em caráter experimental é uma aprovação provisória. Ok está registrado com maestria sua valiosa contribuição. Muito obrigado!
Abraço, Benito Pepe