Há outro texto em que falo quanto aos períodos (tempos) em que a igreja Cristã, especialmente a Igreja Católica, divide o Calendário Litúrgico, dessa maneira temos: o Tempo do Advento; Tempo de Natal; Tempo Comum; Quaresma; Tríduo Pascal; Tempo Pascal; Tempo Comum. E depois voltamos ao Advento que é quando começa o Ano Novo Litúrgico. Vamos abordar agora a Quarta-Feira de Cinzas Entramos na Quaresma, mas o que é isso?
Um recorte quanto ao Tempo da Quaresma
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, que é um dia após a Terça-feira de Carnaval. “Acabou o Carnaval” e começa um tempo de abstinência e preparação para a Maior de todas as Festas Cristãs: a Páscoa.
Quaresma, como a própria palavra expressa, quer dizer quarenta dias. 40 dias de preparação para o início da Semana Santa que se dá no Domingo de Ramos que é quando Jesus de Nazaré, entra em Jerusalém para comemorar a Pascoa Judaica junto com seus Apóstolos.
Muitos pensam que a Quaresma soma quarenta dias para a Páscoa, não! Não é isso! Você deve notar este equívoco em jornais, revistas e artigos publicados pela Internet. Para o Domingo de Páscoa são 47 dias, os 40 dias, como disse acima, são para um Domingo antes, o Domingo de Ramos, sim aí começa a Semana Santa que vai dar na Páscoa.
O número quarenta aparece na Bíblia em várias ocasiões: Deus fez chover 40 dias e quarenta noites nos tempos de Noé, Moisés passou 40 dias em jejum no Monte Sinai, o Povo de Israel passou 40 anos no deserto após a libertação da escravidão no Egito, 40 Dias Jesus passa no deserto, ou seja, o número quarenta está relacionado à período de preparação.
A história já é bem conhecida, Jesus entra em Jerusalém, na Quinta-feira celebra a Páscoa com seus apóstolos (Santa Ceia), no dia seguinte é entregue aos seus algozes, é morto em uma cruz, e ressuscita três dias depois, ou seja, no Domingo de Páscoa.
Quarta-feira de Cinzas
Vamos falar um pouco especialmente das Cinzas. Notamos em diversas passagens bíblicas abordagens quanto as cinzas. E estas nos fazem lembrar de nossa fragilidade enquanto humanos que devemos buscar a Deus. Em Gênesis, 3, 19 diz:
19Com o suor de teu rosto comerás teu pão até que retornes ao solo, pois dele foste tirado. Pois tu és pó e ao pó tornarás.”
Também observamos passagens quanto ao momento do arrependimento e o uso das cinzas colocadas sobre a cabeça ou sobre as vestimentas, como, por exemplo, em Daniel 9, 3-5
3E voltei minha face para o Senhor Deus, implorando-o em oração e súplicas, no jejum, no cilício e na cinza. 4Então, suplicando a Iahweh, meu Deus, fiz minha confissão nestes termos: “Ah, meu Senhor, Deus grande e terrível, que guardas a Aliança e o amor para os que te amam e observam os teus mandamentos. 5Nós pecamos, cometemos iniquidades, agimos impiamente e rebelamo-nos, afastando-nos dos teus mandamentos e normas.
Poderíamos citar outras diversas passagens que falam do uso das cinzas como arrependimento e sinal de luto. E essa tradição também segue com a Igreja Cristã primitiva. Nos primórdios do Cristianismo, os cristãos seguiam essa memória desde os primeiros séculos. Em nossos dias nessa liturgia da Quarta-Feira de Cinzas o sacerdote impõe sobre os fiéis as cinzas, e diz:
“Lembra-te que és pó e nele te hás de tornar”, ou então: “Converte-te e crê no Evangelho.” (Mc 1, 15).
Esse tempo da Quaresma é um convite para que as pessoas se preparem para a Páscoa que virá. E que a vivam durante esses dias em meditação e acompanhando uma linda liturgia e um missão com diversas passagens que nos levam a verdadeiras reflexões sobre a Vida, a Existência, Deus e a Fé. Tudo em clima de penitência e meditação de maneira a nos propiciar o afastamento de tudo que seja empecilho para a nossa caminhada.
Você deve ter conhecimento da mitologia grega quanto a força de Fênix que consegue ressurgir das Cinzas, em analogia, nós somos convidados a ressurgir novamente e nos afastando de tudo aquilo que nos separa de Deus, seguir em frente com amor, fé e força.
Como são feitas as Cinzas
As cinzas são preparadas através da queima dos ramos, palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior, elas são misturadas com água benta e passadas em forma de cruz na testa do penitente.
Dessa maneira se rememora uma tradição milenar judaico-cristã e se espera a Conversão na Vida e um Caminhar Direcionado ao Criador do Céu e da Terra.
Feliz Quaresma para você e uma boa meditação.
E Então você já sabia ou sabe agora o que é a Quarta-feira de Cinzas entramos na Quaresma, o que isso significa?
Abraços, Benito Pepe
Bibliografia e Referências Bibliográficas
PEPE, Benito dos Santos. Feliz ano Novo Litúrgico. Disponível em: https://www.benitopepe.com.br/2020/12/06/feliz-ano-novo-liturgico/ Acesso em: fevereiro de 2024
Pe. João Medeiros Filho. Seminário de São Pedro. Simbolismo e significado bíblico das cinzas. Disponível em: https://seminariosaopedro.org.br/pages/simbolismo-e-significado-biblico-das-cinzas Acesso em: fevereiro de 2024.
Opa! A quaresma são os 40 dias de preparação para a comemoração da semana de Páscoa. Na semana de Páscoa vamos viver um momento para lembrar da morte e ressureição de Cristo , o nosso Salvador. E o mundo atual , com tantas guerras e crises climáticas precisa muito desta meditação … Pena que Israel e o Hamas não irão parar , tampouco a Rússia , não são tementes a Deus que é Pai de Jesus e nosso também!
É Verdade meu amigo Ismael Mariano!
A Páscoa que iremos relembrar dentro de poucos dias, infelizmente não é vivida e lembrada por esses povos que você citou. Embora sejam monoteístas, não estão em sintonia.
A Quaresma que vivemos é um bom momento para Reflexão em diversos temas, você trás um bom tema para pensarmos… Será que um dia haverá paz nessa Terra?
Obrigado pelo carinho de comentar!
Abração, Benito Pepe
Leitura sempre rica e interessante. Mesmo já sabendo sobre o assunto sempre tem algo que acrescenta o conhecimento. Parabéns pelo conteúdo. 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado por comentar Mônica!
É verdade sempre temos algo a saber… e quanto mais estudamos mais vemos que temos mais a aprender.
Mais uma vez, obrigado pelo carinho!
Abraços, Benito Pepe