De fato é muito lógico percebermos que com o tempo a maturidade e o aprendizado se vão consolidando e se transformando. Reafirmo com segurança, com o passar do tempo vemos isso, principalmente quando olhamos no retrovisor e verificamos os caminhos que traçamos, percebemos que cometemos equívocos, agimos muitas vezes de maneira ingênua, impensada e até mesmo absurda e fora da realidade daquele momento em que vivíamos, é claro que acertamos muito mais do que erramos senão não estaríamos aqui…
Mas isso me faz pensar: será que em nossa Idade Atual, também não estamos fazendo coisas que no futuro poderemos perceber que agimos também como antes? Em outras palavras, sempre pensamos que sabemos algo e somos assertivos quando estamos em nossa idade atual, mas depois com o tempo e a maturidade percebemos que agimos de maneira ingênua, impensada e até mesmo absurda se pararmos para refletir nossas atitudes tomadas em tempos que, então, serão novamente remotos.
Como se dá o Aprendizado?
Dessa maneira fica mais claro que, de fato, o maior aprendizado se dá e muda com o tempo, de tal maneira que o que pensamos saber e como agimos hoje, poderá nos parecer imaturo no futuro, quando então olharmos para trás. Portanto nunca estaremos maduros o suficiente a não ser quando pudermos colher e ser “colhidos”, é como um trabalho acadêmico, ele só está concluído quando o prazo para entrega está prestes a terminar, pois caso contrário, via de regra, poderemos fazer as alterações, acréscimos, correções etc. ou seja o Modificamos com o passar do tempo e com novos aprendizados se dá a Muda ou mudança que o Tempo proporcionou.
Hoje no auge dos meus 61 anos cronológicos, 51 biológicos (a propósito uma boa ideia) e dos meus 41 ou 31 e às vezes 21 ou menos, psicológicos, vejo que o tempo me proporcionou diversas Mudas em todos os sentidos, muitas dessas mudas foram plantadas, regadas, cresceram e se multiplicaram, outras também plantadas morreram pelo caminhos, outras não foram plantadas e nada nasceu obviamente, e outras que não plantei, mas reguei, cresceram e se multiplicaram, mas também há aquelas que nem plantamos, nem regamos, e nem cuidamos mas que “caem do céu” como um maná para que o possamos colher. (Vide Êxodo 16)
Assim é a Vida! como dizem os Cristãos: a vida e as benesses também passam pela Cruz. Também percebemos com o Tempo que os sofrimentos são imensos durante o momento em que os vivemos, muitos deles serão até engraçados e outros totalmente esquecidos, outros, como uma ferida, serão curados, mas ficarão as cicatrizes para nos fazerem lembrá-los. Outros ainda ficarão sem cura, principalmente se o ficarmos remoendo e relembrando, eu prefiro apagá-los esquece-los e usar as benesses que vem da “Cruz”, ou seja a “ressurreição”.
Tudo Passa, Tudo Sempre Passará…
Com o Tempo a gente vai percebendo que tudo passa, tudo muda, e como diz a letra da música “Como uma onda” de Lulu Santos, e Nelson Motta:
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo
Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no
Nada do que foi será
(De novo do jeito que já foi um dia)
(Tudo passa, tudo sempre passará)
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo
(Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar)
E é bom que nada seja do jeito que já foi um dia, pois com a maturidade percebemos que as Frutas e Frutos de nossas colheitas estarão mais maduros e essa “maturidade” que Muda com o Tempo, pode e deve ficar cada vez mais saborosa. Claro que não podemos deixar passar o tempo da colheita, senão os frutos apodrecem…
Também tudo Muda…
Então, voltando às “ondas” do mar, uma onda nunca será idêntica à que passou… e da mesma forma se dá em todas as etapas de nossa Vida, nunca vivemos, nem se quer um dia, exatamente igual ao outro. Heráclito dizia:
“Não se pode entrar no mesmo rio duas vezes”
Claro que não se pode entrar no mesmo rio duas vezes. Quando você entrar novamente no rio, nem você nem o rio serão os mesmos, as águas serão outras e você será outro. Isso pode parecer exagero, mas não é, basta pensar que em poucos segundo tudo pode mudar…
Comecei este texto dizendo que O Maior Aprendizado se dá e Muda com o Tempo e poderia termina-lo dizendo que com o tempo percebemos que ainda precisamos mudar…, mas como disse e reafirmo: O Maior Aprendizado se dá e Muda com o Tempo e parece um ciclo eterno, pois “o tempo não para, não para, não para” … ah lembrou de outra música?
Abraços do Benito Pepe
Você pode gostar também de:
Verdade querido professor e mestre Benito!
Que bom que tudo passa: alegrias, dúvidas, tristeza e o que fica são os aprendizados!
Bela reflexão para lembrança de o tempo não para…
Att Alexandre Vasconcellos
Grande Alexandre Vasconcelos, muitíssimo agradecido pelo comentário!
É verdade ainda bem que tudo passa… Assim procuramos viver, quando possível, em temperança.
Grandíssimo Abraço, Benito Pepe