Os Milagres de Deus e os Milagres da Ciência

Os milagres de Deus e os milagres da Ciência muitas vezes estão em harmonia. Vou explicar… mas antes você já deve estar se perguntando que milagre? a Ciência faz milagre? E quem é ateu também está se perguntando: e que Deus? Que milagre?

Os milagres de Deus

Partindo dessas duas premissas acima vamos refletir… Quem acredita em Deus evidentemente deve acreditar em milagres. E mesmo quem não acredita em Deus já ouviu narrativas de fatos ditos milagrosos. Então vamos começar definindo milagre: milagres são todos os fatos ocorridos, por exemplo em relação à saúde humana, que a ciência não consegue explicar como tal pessoa que tinha uma certa doença diagnosticada com exames e mais exames clínicos e fora constatado que não haveria cura, não tinha tratamento, e em muitos casos há até um diagnóstico terminal sem solução, inexplicavelmente, essa pessoa é curada.

Portanto é dito que houve um milagre depois de se fazerem novos exames e, sem nenhuma explicação científica possível, se constata que houve uma cura, neste caso, mesmo o cientista agnóstico vai dizer que “houve um milagre”. Estes casos são inúmeros e incontáveis, basta você dar um Google e vai encontrar vários exemplos.

Há também os milagres instantâneos, aqueles em que poder-se-ia fazer um tratamento médico, e/ou uma cirurgia, mas a pessoa, sem entrar em tais procedimentos, se cura de maneira milagrosa, sem passar pelos processos da ciência.

Muitos ainda assim vão dizer que, como são milhões, ou melhor, bilhões de pessoas no mundo, alguns desses fatos podem ocorrer estatisticamente e essa seria uma parcela muito ínfima, ok esse argumento poderia convencer a alguns, no entanto, os milagres, via de regra, ocorrem para quem os busca pela fé, pela oração, e/ou há um grupo nesta corrente de orações. Vamos ver abaixo outras explicações…

Os Milagres da Ciência

Agora vamos falar dos milagres da Ciência, mas antes vamos lembrar alguns fatos histórico-científicos e religiosos para que possamos nos fazer entender melhor. Bem, muitas situações e fatos ditos como doenças sem solução no passado, hoje são resolvidas pela ciência, seja com cura definitiva ou mesmo com tratamento paliativo, dessa maneira a Ciência está fazendo “seus milagres”, vejamos alguns exemplos: lepra, epilepsia, algumas doenças do coração, fígado, etc. A Ciência se desenvolveu de tal maneira que fazemos transplantes de órgãos, além dos aparelhos que podem ser instalados no ser humano, a propósito nesse sentido estamos nos robotizando aos poucos. Mas o fato é que diversas doenças do passado remoto e nem tão remoto assim já podem ser tratadas pela medicina.

 

Os olhos…

Vou focar agora nos olhos para dar um exemplo concreto quanto aos milagres da Ciência. Imagine como foi a alegria dos primeiros humanos que não enxergavam bem e se viram com o que chamamos hoje de óculos. Estes já existem há alguns séculos, mas os óculos que podemos usar hoje, leves e com boa qualidade em suas lentes, lentes estas que podem ser até mesmo de contato, entre outras tantas possibilidades que fazem com que possamos continuar a enxergar as maravilhas e belezas da natureza, foram desenvolvimentos relativamente recente.

E entre estes milagres da ciência está a possibilidade de cirurgias simples como as de catarata, que normalmente duram poucos minutos e que se necessita de relativamente pouco repouso considerando-se as benesses e possibilidades de se voltar a enxergar bem.

Além desses fatos relativamente simples narrados acima, vemos hoje outros milagres mais profundos nesse tema dos olhos. Por exemplo, há diversas universidades estudando e desenvolvendo tecnologias que poderão ser implantadas para que cegos possam enxergar, é claro que depende do tipo de cegueira. Mas há também o desenvolvimento de tecnologias e artifícios que auxiliam os cegos como: os “óculos inteligentes” usados com inteligência artificial; olho biônico; chip cerebral, entre outros “milagres da ciência”.

Estes exemplos acima foram só para lembrar que hoje em dia podemos curar muitas de nossas doenças pelos milagres da ciência. Vamos agora abordar, de maneira filosófica-teológica estes milagres em harmonia: Ciência e . Já está comprovado que as pessoas que têm fé, mais facilmente, via de regra, se recuperam de doenças e nos tratamentos hospitalares têm melhores resultados. Dessa maneira seguirei com a nossa reflexão…

Uma mãe e um pai “Curam os filhos”? ou seja, fazem milagres?

Vou exemplificar de maneira alegórica. Uma mãe ou um pai precisa criar e cuidar de seus filhos desde que estes são bebês, pois esse neném não conseguiria sobreviver sem o total e completo apoio de seus tutores, seja na alimentação, vestuários, locomoção etc. Estes seres dependem totalmente dos “milagres feitos por seus pais” para sobreviver.

Está entendendo a analogia e reflexão? Vamos seguir…

Nas situações em que a humanidade vivia ou vive como bebê precisava ou precisa do seu papai ou de sua mamãe para cuidar dela. Esse papai/mamãe aqui é Deus. O papai do céu foi criando seus filhos, como os pais o fazem, quando são bebês precisam de 100% de cuidados. Conforme vão crescendo, esses cuidados vão diminuindo progressivamente até que chega uma hora em que os pais partem e desejam que os seus filhos possam seguir seus rumos sem precisar mais deles ativamente.

Não estou querendo dizer que chegará um momento em que os filhos não precisarão mais dos pais, não! Mesmo quando os pais se vão, as memórias e a alma dos pais, de alguma maneira estará conosco. Assim ocorre com Deus… mesmo não nos parecendo presente Ele sempre estará conosco… No entanto o Pai, seja Ele o Pai do Céu, ou os pais da Terra, sempre nos preparam para seguirmos nossa vida…

Assim é com a humanidade, o Pai do Céu nos deu a condição de nos desenvolvermos de tal maneira que não somos mais bebês para muitas coisas, claro que ainda somos nenéns para muitas outras coisas, no entanto já podemos nos “alimentar sozinhos”, “caminhar sozinhos”, etc. Antes éramos como que um bebê que precisava de tudo,

hoje podemos resolver alguns dos nossos problemas pelos ensinamentos que o papaizinho nos fez aprender a fazer sozinhos e um deles foi e é pela ciência.

 

Uma parábola para concluir

Um certo dia houve uma grande enchente e um rapaz se refugiu no telhado de sua casa, como ele tinha muita fé em Deus, começou a orar para que o Papai do Céu o salvasse, mas a enchente estava aumentando e água já estava chegando no telhado, então passou uma lancha e disse:

– Venha meu amigo, entre na lancha!

Mas o “rapaz de fé” disse:

– Não, obrigado! Deus vai me salvar…

Então a lancha seguiu seu caminho, as águas já estavam chegando até a altura de sua cabeça e então chega um helicóptero e joga uma corda com um cesto para que o rapaz entrasse, mas ele também não aproveita essa ocasião, então o rapaz morre e vai para o Céu e lá chegando fala para Deus:

– Por que o Senhor não me salvou papai do Céu?

E Deus lhe responde:

– Enviei uma lancha e até um helicóptero e você não quis… você não fez a sua parte meu filho.

Abraços, Benito Pepe

Veja também: Religião X Ciência

5 1 Vote!
Article Rating
Se inscreva
Avise-me de

10 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Feedbacks em Linha
Ver Todos os Comentários
Marcello Bion
11 dias atrás

Grande Pepe. As vezes Deus está ao nosso lado e não enxergamos

11 dias atrás
Responder a  Marcello Bion

É verdade meu amigo… as vezes é por um amigo, outras por um desconhecido e outras, como no caso desse texto, pela ciência.
Abraços, Benito Pepe

Ismael da Silva Mariano
8 dias atrás

Excelentes colocações! Eu resumo tudo na fé! O ser humano não é onipresente e onipotente como Deus , sempre dependerá do que Deus lhe provê; notadamente a natureza , o Universo ao seu redor! A ciência é um dom de Deus para a humanidade, Deus nos fez a sua imagem s semelhança, mas nunca seremos Deus ! O homem esquece isso , e vejam como estamos nesta era do antropoceno…
Meu resumo : DEUS== MILAGRE == CIÊNCIA!!!!
Presencie um nascer do sol numa praia com visão do horizonte ,aquele sol surgindo é um milagre de Deus é física,é ciência! É amor !!!

ROOSEVELT BOUCA
8 dias atrás

Bom dia em relação ao esse seu comentário do rapaz no telhado eu dou a final da história eu penso da mesma forma Às vezes você pede um ônibus você fica preocupado porque tá atrasado aí eu penso também assim porque não era para eu pegar aquele ônibus já aconteceu comigo de eu pensar numa pessoa e eu tô andando daqui a meia hora sei lá 40 minutos essa pessoa aparece Então é isso que eu penso em relação a ciência e É Milagre às vezes eu vejo algum documentário algumas história realmente eu acredito em milagre só que eu não acredito em milagre a toque de caixa mas que milagre existe existe meu pensamento positivo você com fé em Deus mesmo não sabendo que ele existe que tenha a presença dele ali e até os ateus que falam que são ateus praticam atos de pessoas devota a Deus sem saber eles agem como mas inconscientemente eles falam sou ateu e para terminar é isso eu acredito que tudo tem seu tempo e as coisas acontecem quando tem que acontecer apesar de eu achar que se esperar tudo por Deus nada acontecerá é isso

8 dias atrás
Responder a  ROOSEVELT BOUCA

Valeu Presidente Roosevelt!
Obrigado pelo comentário… você trouxe outra reflexão, a questão da sintonia além de ocorrer mesmo há algo misterioso ainda para a humanidade quanto a capacidade de nossa mente.

Abraço,
Benito Pepe

ROOSEVELT BOUCA
8 dias atrás

E me desculpe a escrita porque foi escrita pelo Google eu falando.

8 dias atrás
Responder a  ROOSEVELT BOUCA

Kkkk preguiça pra escrever né rs

Roosevelt Bouça Dos Santos
8 dias atrás

Não sei se minha resposta esta dentro da sua narrativa? ☺

8 dias atrás

Valeu meu camarada, a tua resposta acrescentou e isso que importa.. te agradeço o carinho de tecer teus pensamentos. Muito obrigado!

Abração,
Benito Pepe

10
0
Deixe seu Comentário...x
Rolar para cima